Blog

Conheça mais sobre a falta de atenção e hiperatividade..

Conheça mais sobre a falta de atenção e hiperatividade.


“Distraído, enrolado, esquecido, desorganizado, impulsivo, agitado, inquieto. Estes são alguns dos adjetivos mais comuns usados para descrever o comportamento de pessoas que – injustamente tidas como preguiçosas, irresponsáveis e rebeldes – na verdade possuem um funcionamento mental diferente. O fato de ter o Distúrbio do Déficit de Atenção também pode (com a correta canalização do imenso potencial que os DDAs têm) significar criatividade, energia, inovação e ousadia”. Silva, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas/Ana Beatriz B. da Silva. –São Paulo: Editora Gente,2003.

Com esta passagem da contracapa do livro de Ana Beatriz, inicio este texto.

Durante a gravidez é possível realizar exames para auxiliar na descoberta, esses exames fazem parte dos indicados no período de gestação e o diagnóstico precoce possibilita a preparação emocional da família.

Aqui na Super Gênio sempre dizemos que“TODAS AS PESSOAS PODEM APRENDER, DESDE QUE SUAS DIFERENÇAS SEJAM RESPEITADAS”.

Mas, vamos entender um pouquinho mais sobre isso...

TDAH não é uma condição nova, o transtorno foi descrito desde meados do século 19, os estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina), que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro, como as principais causas do transtorno do déficit de atenção. Algumas pesquisas indicam que fatores ambientais e neurológicos podem estar envolvidos, porém ainda não há consenso sobre o assunto.

A falta de atenção e a hiperatividade de algumas crianças podem não ser características do temperamento e personalidade, mas sintomas de um transtorno que pode ser controlado.

As pessoas com o transtorno realmente têm enorme dificuldade para organizar as atividades do dia a dia, manter horários e planejar o futuro, não é má vontade.


Existem técnicas que auxiliam para compensar as dificuldades próprias do TDAH:

• Utilizar agenda,

• Ter lugares fixos para guardar os objetos,

• Lembretes em posições estratégicas ou quadros de avisos,

• Montar uma lista de tarefas e dos compromissos diários e semanais.


Conhecer as características do TDAH, respeito e tratamento especializado são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.


Fontes

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/entre-5-e-8-da-populacao-mundial-apresenta-transtorno-de-deficit-de-atencao-com-hiperatividade

em 01/03/24, às 14:49h.

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade/

em 01/03/24, às 14:50h.

Contate-nos
Horário de trabalho
  • Segunda a Sexta
  • Das 8h às 18h
  • Sábado, domingo e feriados fechado

Copyright 2022 / Designed by Super Gênio